terça-feira, 23 de agosto de 2011

Resumo publicado na FEMMIC

Saudações!

Segue o resumo do trabalho aprovado no evento de Iniciação Científica do campus de Catu.


DIVULGAÇÃO EM MEIO DIGITAL DO PERFIL DOS PRODUTOS GASTRONÔMICOS REGIONAIS DERIVADOS DO CACAU NA COSTA DO CACAU

                                         Diogo Antonio Queiroz Gomes1; Jamile Santos Chagas2; Niebly Loren Tófolo Silva3 

1  Orientador/Professor do IF Baiano, Campus Uruçuca. Turismólogo Esp. em Gestão Pública/UNEB.  E-mail: professor.diogo@yahoo.com.br
2  Estudante do curso Técnico em Alimentos na modalidade subsequente no IF Baiano, campus Uruçuca. E-mail: jamilechagas15@hotmail.com  3  Estudante do curso Técnico em Alimentos na modalidade subsequente no IF Baiano, campus Uruçuca. E-mail: nieblytofolo@hotmail.com

PALAVRAS-CHAVE: Gastronomia; Cultura; Turismo.


Introdução
Registros apontam a chegada do cacau no sul da Bahia a partir de meados do século XVIII, tendo sido realizado o primeiro plantio do Estado na Fazenda Cubículo, às margens do rio Pardo, no atual município de Canavieiras.  Atualmente, são diversas as alternativas de aproveitamento gastronômico do cacau que se tem conhecimento, com destaque especial para o chocolate, além da produção de polpa, néctar, mel, geléia, cocada, licor, dentre uma série de outros produtos de característica regional e de produção artesanal. No entanto, alguns destes produtos ainda estão por ser catalogados, foco do presente trabalho, ainda em fase de andamento e de grande potencial incentivador de outras ações em prol da promoção e valorização da gastronomia regional. Assim, este projeto foi aprovado no último edital da PROEX/IFBAIANO na modalidade ICJr, tendo por objetivo central elaborar um blog contendo o perfil dos produtos gastronômicos regionais derivados do cacau na Costa do Cacau.

Materiais e Métodos
O trabalho enquadra-se na modalidade pesquisa-ação, cujos procedimentos metodológicos são os seguintes:

Pesquisa bibliográfica e eletrônica nas áreas de gastronomia, tecnologia de alimentos, cultura cacaueira regional e turismo.
Pesquisa de campo utilizando instrumento de coleta de dados – questionário para pessoas ligadas à produção artesanal/ tradicional de produtos regionais derivados do cacau.
Construção de um blog atendendo aos parâmetros técnicos e tecnológicos do planejamento deste tipo de ferramenta virtual.

Resultados e Discussão
O trabalho ainda se encontra em fase inicial da pesquisa de campo, visto seu início recente. Porém, no que tange ao referencial teórico, a pesquisa bibliográfica revelou o pensamento de Corner (2006),  considerando que a gastronomia de uma região ou de uma cidade pode trazer desenvolvimento a população local, aos seus estabelecimentos de oferta, tanto maior quanto mais específica for esta oferta, se mantiver suas especificidades, pelo incremento do turismo. Ela deve ser vista como um forte atrativo para os turistas, principalmente os mais sensíveis, aqueles que muitas vezes estão em busca da boa mesa, de novidades, de experiências gastronômicas, de provar ou de repetir o sabor que ele sabe que somente ali encontrará.
Dessa forma, o MTur (2010, p.12) aposta no crescimento da chamada economia da experiência onde “produtos que trazem experiências e aprendizados agregados, como conhecer e vivenciar o cotidiano e a cultura local, proporcionam uma vivência única ao visitante.”  Ressalte-se ainda que segundo o Plano Estratégico de Marketing Turístico da Costa do Cacau 2010-2014 (MTur, 2010), a história, a cultura do cacau e a gastronomia são grandes potencialidades para o desenvolvimento do turismo sustentável na região, além das várias opções de atrativos nos oito municípios: Itacaré, Uruçuca, Ilhéus, Itabuna, Una, Canavieiras, Pau Brasil e Santa Luzia.
Conclusões
Conforme ressaltado anteriormente que o trabalho encontra-se em andamento, não configurando à guisa de conclusão mas de resultados esperados, acredita-se que este irá promover a cultura baseada no cacau e suas derivações que venham a favorecer o crescimento da região, visando uma atividade altamente sustentável. A criação de um espaço virtual que veicule essas informações, terá um alcance em ampla escala (inclusive mundial), e sua constante atualização com desdobramentos desse estudo, e informações associadas a este universo farão que o número de acessos ao blog seja bastante elevado.
Agradecimentos
Agradecemos a todos os professores do campus que colaboraram para a exposição deste trabalho no stand do IFBAIANO durante o III Festival do Chocolate da Bahia, contribuindo assim para ampliar sua repercussão e as informações sobre o universo da pesquisa.
Referências
BRASIL, Ministério do Turismo. Plano estratégico de marketing turístico da Costa do Cacau 2010-2014. Brasília: Ministério do Turismo, 2010.
CARNEIRO, Wendell; et al. A agroindústria de alimentos derivados do cacau no nordeste brasileiro. Artigo apresentado no XLVI Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural. Rio Branco: 2008.
CORNER, Dolores. A gastronomia como atrativo do turismo cultural. Artigo apresentado no IV Seminário de pesquisa em turismo do MERCOSUL. Caxias do Sul: 2006.
ROSENBLUM, Mort; tradução de Talita M. Rodrigues. Chocolate: uma saga agridoce preta e branca. Rio de Janeiro: Rocco, 2006.
VALDUGA, V; DARTORA, J; BABINSKI, L. Economia da experiência: vivências na região da Uva e Vinho. Trabalho apresentado GT – Interfaces com a gestão de negócios do IV Seminário da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo. UAM, 2007.